Blog

Quinta de San Michel, em Janas

Quinta de San Michel, em Janas

A Quinta de San Michel, em Janas – em pleno coração da freguesia de S. Martinho, (hoje união de freguesias de Sintra), surge com o intuito de dar uma nova vida à região.

 

As nossa vinhas crescem entre o Oceano Atlântico e a Serra de Sintra. Com os 2 hectares da nossa Quinta, temos bastante bem definido um grande objetivo  – contribuir para o rejuvenescimento da região, produzindo as castas típicas do antigamente e claro, fazer e produzir um bom vinho.

 

A nossa estratégia recaiu na produção das castas típicas da Malvasia e do Arinto.

 

Na Quinta de San Michel temos uma missão e um compromisso bastante bem definidos:

 

Missão de possuir uma vinha local que marque pela diferença e pela sustentabilidade. Focamo-nos em ter um impacto positivo na economia da região e é exatamente nesta direção que gostamos de nos mover, pela mudança e irreverência.

 

Compromisso, fazer vinhos elegantes, de bela acidez e muito nervo, tudo aquilo que dá personalidade aos vinhos. Compreender e estudar as castas tradicionais da rota de Carcavelos, Colares e Bucelas, é um desafio para profissionais apaixonados.

 

Reabilitação da área

 

A Quinta de San Michel em Janas, começa com 1.200 bacelos, com a ajuda do chefe de estação do INIAV e com a ajuda da Estação Agronómica de Oeiras. Com a reabilitação dos 1.200 bacelos de Malvasia de Colares desenvolvemos o resto da vinha e atualmente, temos plantados numa área de 2 hectares, 60% de Malvasia e 40% de Arinto.

 

O projeto Janas Quinta de San Michel, contém “Janas” no seu nome por um motivo bastante especial. Janas corresponde à aldeia que acolheu a família Camilo, com bastante carinho desde o início deste projeto.

 

Os nossos rótulos têm como pano de fundo o palácio da Pena e o castelo dos Mouros, com uma referência bastante nítida a Sintra.

 

Marcamos assim a diferença, na criação de um vinho de quinta único não só, no seu sabor, como também, em todo o seu processo de produção. Mantemos a tradição e o processo manual do vinho é sobreposto ao mecânico assim como, a prevenção da vinha se sobrepõe ao combate da doença da mesma.

 

Estamos crentes e convictos que, neste projeto, podemos contribuir para recriar, no concelho de Sintra, junto ao mar, a pequena zona vitícola de Colares.